terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Concerto no Dolce Vita Douro

Dia 23 de dezembro a Banda Juvenil Salesiana de Poiares marcou presença e no Dolce Vita Douro e fez furor. Às 21h começamos a nossa atuação em conjunto com o Coro de Guiães do grupo de jovens Magnificat.
Foi uma oportunidade para nós músicos brindarmos aos nossos amigos, familiares e presentes um rico concerto de Natal.
Foi uma grande surpresa ver tudo à pinha. Agradecemos a todos os amigos o apoio e a amizade.













Festa dos Idosos de Poiares e Galafura

Este ano à semelhança dos anos anteriores, a convite da Camara Municipal do Peso da Régua, a Banda Juvenil Salesiana de Poiares tocou no jantar de natal dos Sénior de Poiares e Galafura. Foi um prazer partilhar este momento de festa com os amigos da nossa terra e poder assim também num clima natalicio proporcionar aos presentes, às autoridades civis um momento de alegria, convivio e festa.



Festa da Imaculada Conceição

Mais uma vez a Banda Juvenil Salesiana marcou presença na festa da Imaculada Conceição, nesta que é a festa da comunidade educativa da obra salesiana de Poiares ante um teatro a abarrotar de gente.

A tarde cultural iniciou-se às quinze em ponto com a atuação da nossa banda. É também uma oportunidade de tocarmos para os nossos pais, amigos, professores e conhecidos da terra.



Nossa Senhora da Conceição em Vila Real

Pela segunda vez, a nossa Banda animou a preparação da festa da padroeira principal da paróquia da Sra. da Conceição em Vila Real. Fomos bem acolhidos pelo Reverendíssimo Monsenhor Fernando Miranda que com muito carinho nos brindou esta rica oportunidade.


Desta vez pudemos tocar na chegada, avisando a vizinhança que era dia de festa, animámos a liturgia eucarística e no fim acompanhámos a pequena procissão em redor da praça onde está situada a igreja Paroquial.

Vamos a Rio de Moinhos

A Banda Juvenil Salesiana de Poiares fechou em grande as festividades de verão, na vila de Rio de Moinhos – Penafiel, no dia onze de setembro, véspera do primeiro dia de aulas. Mais uma vez tivemos uma disputada noite de despique de bandas frente à Banda Cultural e Musical de Rio de Moinhos.


O serviço seguiu os moldes do ano transato mas desta vez, como é normal, o espetáculo esteve muito mais animado. Esperamos que no próximo ano esta tradição continue pois gostamos de terminar o verão em grande.

VIDEO do Concerto de MADRID NA INTEGRA

Eis o link para visualizar na integra o Video integral da nossa atuação.

http://www.bosco2011.com/index.php?option=com_content&view=article&id=290%3Avigilia&catid=25%3Ajmj-2011&Itemid=54&lang=pt

ESPECIAL JMJ - ENTREVISTAS

Rui Araújo: O que mais gostaste?

Sérgio Pires: Gostei principalmente do contacto com pessoas de diferentes países, raças e cores que se reuniram à volta de um mesmo ideal: celebrar a fé em Cristo.

Além disso, e obviamente, gostei de tocar para os milhares de jovens que se concentraram no Colégio Salesianos de Atocha, provenientes dos 4 cantos do mundo.




Rui Araújo: O que sentiste ao tocar para uma multidão?

Sérgio Pires: Foi uma sensação muito especial e única, tocar para tantos jovens e para tantas e tantas pessoas que seguiam a emissão pela televisão. Afinal de contas não é todos os dias que fazemos aquilo que gostamos, interpretando musicas, para mais de 7000 pessoas!
Rui Araújo:Como te sentiste ao tocar para o Reitor-Mor?

Sérgio Pires: Senti-me um privilegiado ao tocar para aquele que é hoje, o sucessor de Dom Bosco na obra Salesiana, sobre a qual a maior parte de nós foi educado enquanto estudou no Colégio Salesiano de Poiares.
´
Rui Araújo: Conhecer Madrid...

Sérgio Pires: Madrid é uma cidade muito bonita e grande. Foi a primeira vez que lá estive e espero um dia lá voltar.
Rui Araújo: A primeira internacionalização foi boa para a banda?

Sérgio Pires: Completamente! Foi uma verdadeira internacionalização no sentido completo da palavra. Esta experiência permitiu à banda crescer mais na sua musicalidade, pois a responsabilidade era de facto acrescida. Foram milhares de olhos e ouvidos de diversos países que estiveram sobre a banda. Esta actuação acabou por ser uma recompensa merecida pelo intenso trabalho que desenvolvemos ao longo do ano. Todos estamos de parabéns, músicos, professores, comunidade Salesiana de Poiares e de Portugal. Quem sabe se esta grande experiência, não nos levará para outras partes do mundo? A música não tem língua, é universal...


VERÓNICA:
Rui Araújo: O que mais gostaste?
Verónica Gonçalves: A viagem a Madrid foi uma “caixinha de surpresas”, tudo era novidade. O convívio, as brincadeiras, a emoção de ver toda aquela multidão a aplaudir-nos, o facto de podermos esquecer tudo o resto e dedicarmo-nos ao que realmente gostamos, foi o que, para mim, tornou esta viagem inesquecível.

Rui Araújo: O que sentiste ao tocar para uma multidão?
Verónica Gonçalves: A sensação de estar perante uma multidão tão grande é inexplicável, é uma mistura de sensações. Era a emoção de ver tantas pessoas que ali estavam cheias de alegria, devoção, entusiasmo; era o orgulho que sentia de estar ali naquele momento, com um enorme nervosismo pela grande responsabilidade que tínhamos em mãos, que era representar Portugal. Além disso, era magnífica a paisagem, o jogo de cores formado pelas diversas camisolas que revelavam os diversos países que estavam representados naquele recinto.

Rui Araújo:Como te sentiste ao tocar para o Reitor-Mor?

Verónica Gonçalves: Foi um grande privilégio para todos nós e para mim, pessoalmente, porque tive a oportunidade de ver e de estar perto do Reitor-Mor e Sucessor de São João Bosco, o que realça ainda mais a importância desta participação nas Jornadas Mundiais da Juventude.
Rui Araújo: Conhecer Madrid...


Verónica Gonçalves: Conhecer Madrid foi uma experiência muito boa, visto que é uma cidade muito bonita e rica a nível cultural.

Rui Araújo: A primeira internacionalização foi boa para a banda?
Verónica Gonçalves: Penso que a internacionalização foi um passo importante para a banda, pois ajudou-nos a crescer um pouco mais como músicos, como pessoas e como grupo, aumentando o sentido de responsabilidade. Foi também uma forma de podermos conhecer e ser conhecidos.

Jornada Mundial da Juventude-Madrid-Espanha

Eis que chegou o momento esperado, o serviço mais ansiado pelos membros da nossa Banda: a nossa primeira internacionalização, a nossa estreia no estrangeiro perante uma multidão imensa.

A nossa atuação foi no contexto da Vigília de oração dos jovens do Movimento Juvenil Salesiano de todo o mundo, reunidos à volta do Reitor-Mor dos Salesianos e da Madre Geral do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora.

Para muitos de nós foi a primeira vez que saímos de Portugal, mas acima de tudo foi uma oportunidade única para participar num evento desta grandeza transmitido em direto para a televisão de todo o mundo. A nossa atuação foi preparada ao pormenor durante meses a fio. Mas valeu a pena.

Aproveitámos para conhecer um pouco de Madrid, viver de certo modo o espírito de umas Jornadas Mundiais da Juventude. Foi pena termos de regressar mais cedo por compromissos assumidos. No entanto foi deveras enriquecedor. Para nós foi inesquecível também a ida ao parque de diversões de Madrid onde pudemos
descontrair da pressão da responsabilidade cumprida e conviver em grupo de uma forma espetacular.









De regresso a Portugal continuamos a nossa digressão musical.

Festa em Honra de Nossa Sra. do Socorro - Peso da Régua

Um marco nas nossas atuações anuais é a procissão em honra de Nossa Senhora do Socorro, por ocasião das festas do nosso concelho.

Este ano, mais uma vez, tivemos o privilégio de tocar na procissão do triunfo, uma linda procissão que este ano abarrotou as ruas da capital do nosso Concelho, e onde sentimos grande alegria e satisfação por acompanhar também este evento.

Este ano, por estarmos de partida para as Jornadas Mundiais da Juventude em Madrid, tivemos pena de não poder participar na procissão do dia 16, pois partimos no dia 15 de Agosto, ao fim do dia.


“Desde o Alto da Serra”

No dia nove de Julho, a convite do Sr. Manuel Correia Botelho (grande benfeitor da nossa banda) a Banda Juvenil Salesiana de Poiares brindou uma grande surpresa aos habitantes da localidade de Bujões, aquando da apresentação do livro “Desde o Alto da Serra” da autoria de Germano Correia Botelho, antigo aluno salesiano. Trata-se de uma autobiografia deste benemérito antigo aluno na qual relata um pouco da sua vida. Interessante é a referência, na página oitenta e nove à Banda de Música de Poiares, onde podemos inclusive visualizar uma foto da banda relativa ao ano 1946.

domingo, 3 de julho de 2011

Arraial de São João de Lobrigos



No vizinho concelho de Santa Marta de Penaguião celebrou-se as festas da terra, em honra de Santa Bárbara. Juntamente com a Banda Musical da Cumeira a Banda Juvenil Salesiana de Poiares marcou presença na animação do dia principal das festividades. Percorremos as ruas da localidade logo de manhã cedo lembrando a todos que era dia de grande Festa. Depois numa majestosa procissão com cerca de uma duzia de andores a Banda abriu em grande a procissão.

quarta-feira, 29 de junho de 2011

O São Pedro foi em Abaças

Dia de São Pedro e São Paulo, mas a festa foi em honra de São Pedro, padroeiro de Abaças.
A Banda Juvenil Salesiana de Poiares marcou assim mais uma presença na sua agenda de verão.
Uma festa litúrgica abrilhantada pelos canticos do nosso reportório de música litúrgica.: um sucesso!
E ouvir aquelas vozes afinadinhas e puras!!!
Deixamos numa foto uma recordação do Autocarro que nos acompanha onde quer que vamos. É assim uma ocasião para aqui agradecer o apoio da Câmara Municipal do Peso da Régua, a amizade e colaboração do nosso grande amigo nas  aventuras da Banda por esse país fora: o Sr. motorista Sousa.




domingo, 26 de junho de 2011

Festa em Poiares


Hoje foi festa em Poiares. Dia do Sagrado Coração de Jesus. É o tradicional dia das primeiras comunhões na paróquia de São Miguel de Poiares.

São João no Rio


A Banda Juvenil Salesiana de Poiares marcou novamente presença nas festividades do São João na cidade do Peso da Régua. É já uma presença obrigatória neste arraial tão caracteristico do nosso Concelho. Uma noite agradavel de convívio, festa e alegria.



A Banda esteve no Teatro do Rivoli no Grande Musical da Química


No contexto das comemorações do Ano Internacional da Química e do centenário da atribuição do Nobel a Marie Curie, "O Grande Musical da Química", foi um grande espetáculo apresentado no palco do Rivoli do Porto.
Este projecto envolveu alunos e professores de três escolas do Grande Porto  que, desde Janeiro têm vindo a preparar um espectáculo com base no texto “Breve História da Química”, da autoria de Regina Gouveia.

O espectáculo esteve em palco a 20 de Junho, segunda-feira, às 21h30, para o público em geral e no dia 21, terça-feira, às 10h30 e às 15h30, para as escolas.